biografia

       

 

 

 

 

 

Carlos Vizeu, nasceu em Lisboa em 1925, onde terminou o curso da Escola António Arroio e o Curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes.

Enquanto aluno de escultura foi discípulo, entre outros, dos Mestres Costa Mota (sobrinho) e Leopoldo de Almeida. Foi aluno dos Mestres Trindade Chagas, Lino António e Paula Campos, em aguarela, e aprendeu medalhística com o Mestre João da Silva.

A sua primeira exposição teve lugar em 1947, tendo sido muito bem recebido pela crítica e pelo público.

Em 1950 instala o seu atelier na serra de Sintra onde, dando largas à sua imaginação, cria milhares de peças que se encontram espalhadas um pouco por todo o mundo. Torna-se então ponto de visita obrigatória de turistas e estudantes das mais diversas escolas e idades.  As exposições sucedem-se, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Foi professor de cerâmica durante 28 anos na Escola do Centro de Reabilitação de Alcoitão, no curso de Terapêutica Ocupacional e tem dado, com alguma frequência, cursos de cerâmica e escultura no seu atelier de Casas Novas, em Almoçageme.

Em Portugal são às centenas os painéis de cerâmica em lugares públicos, as esculturas e ainda as medalhas de bronze.

 

 

 

De todos os seus trabalhos, revestem-se de especial importância para o Concelho de Sintra os painéis cerâmicos que foram elaborados para o Palácio Valenças, em 1959 e em 2003.

Em 2002 a Autarquia Sintrense agraciou-o com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.